Sistemas para Internet

O Curso:

O Curso de Sistemas para Internet oferecido pela FATEC de Carapicuíba está adequado aos novos padrões da web, incluindo os recém lançados HTML 5 e CSS 3 e dá prioridade a questões de UX (Experiência do Usuário) e Acessibilidade, com uma proposta vanguardista de ensino.

Carlos Cecconi, membro do CGI e analista de projetos da W3C Brasil, destacou o perfil inovador do curso: “Essa proposta é inédita e contribuirá para a formação tecnológica daqueles que vão consolidar o desenvolvimento de aplicativos.”

Além disso diversos cursos extra-curriculares como os Codelabs, Handson, Olimpíadas de Programação e Hackathons permitem aos alunos entrarem em contato com as novas tendências e o que há de mais novo no mercado de desenvolvimento Web.

Projeto Pedagógico:

O projeto pedagógico foi elaborado levando-se em conta reflexões e análises realizadas com os representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br , sobre o currículo de referência internacional para cursos relacionados à Internet e seguindo as recomendações do World Wide Web Consortium – W3C. No primeiro ano o curso aborda tecnologias de desenvolvimento front-end; no ano seguinte o desenvolvimento do back-end é focado e por fim, no último ano, as disciplinas dão ênfase ao desenvolvimento para dispositivos móveis – área em plena expansão. Empreendedorismo na rede, lei de dados abertos, SEO (Search Engine Optimization), Design Responsivo, Acessibilidade na Web, Web Semântica, Ontologias Web e Web das Coisas, são alguns dos temas abordados nas disciplinas ao longo do curso.

Projeto Pedagógico Sistemas para Internet

Mercado de Trabalho:

O Brasil está passando por uma grande expansão das empresas de infra-estrutura e tecnologia, além da adoção acelerada de serviços de TI pelas iniciativas pública e privada. Segundo pesquisas realizadas pelo IDC, a área de TI, hoje, sofre uma carência de 39,9 mil profissionais. Até 2015 esse número deve crescer para 117 mil. Com uma Matriz Curricular atualizada e moderna, correspondente às expectativas e exigências atuais do mercado, aliada a um corpo docente com larga experiência acadêmica e de mercado, o curso de Sistemas para Internet ministrado pela FATEC está se tornando referência na área, chamando a atenção do mercado e dos principais profissionais da área.

Horário:

As aulas são oferecidas no período vespertino das 13h00 às 18h20 durante a semana. Aos sábados as aulas são preferencialmente alocadas no período da manhã e, ocasionalmente no período da tarde.

Orientações de Estágio Supervisionado:

Estágio Supervisionado

FLUXOGRAMA DO ESTAGIO

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELOS 2021-2 ACORDO DE COOPERAÇÃO E TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO TCE

Guia para Qualificação/Defesa TG:

Guia para qualificação/Defesa

documento referente ao vínculo de orientação

Modelo Autorização – Pessoa Física

Modelo Autorização – Empresa

Prof. MSc. Tarcísio Peres
Coordenador do Curso Superior de Sistemas para a Internet