Professores

CORPO DOCENTE DA FATEC CARAPICUÍBA

 

Profª Dra. Marcia Araújo – Diretora da Fatec Carapicuíba.

Possui Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP (2013); Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP (2008). Pedagoga pela Universidade Anhembi-Morumbi (1996), é pesquisadora do NIEPHE Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Faculdade de Educação da USP. MBA em Gestão Estratégica da Educação pelo IBTA/Faculdade Veris. Uma das finalistas do IV Concurso Nacional para Dotação de Pesquisas “Negro e Educação” promovido pela ANPED, Ação Educativa e Fundação FORD (2008). Atualmente é Diretora da Faculdade de Tecnologia da Carapicuíba do Centro de Educação Tecnológica “Paula Souza”, autarquia governamental do Estado de São Paulo. Atua como Docente no Ensino Superior nas seguintes áreas: Educação; Gestão de Pessoas; Gestão Estratégica da Educação; Formação de Gestores do Ensino Superior.

 

Profª. Me. Adriana Marroni Zaniol Palombo Rossini

Doutoranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, mestrado pela mesma instituição e graduação em Direito pela Universidade Paulista. Trabalha na Faculdade de Tecnologia – Fatec Carapicuíba como Professora de Língua Inglesa e na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP (COGEAE) onde ministra cursos de Inglês para fins específicos para advogados. É membro do Grupo de pesquisa Abordagem Instrumental e o Ensino-Aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos – GEALIN (PUC-SP) onde desenvolve pesquisa nas áreas de inglês para fins específicos, tecnologia e educação.

 

Prof. Esp. Álvaro Gabriele Bento Rodrigues Junior

Graduado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu (1997), pós-graduado (especialização) em Criação Visual e Multimídia e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor e Coordenador do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais da FATEC Carapicuíba. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Games.

 

Profª. Me. Ana Travassos Ichiahara

Possui graduação em Engenheiro Eletricista – Opção Eletrônico pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atualmente é professor da Fatec. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação.

 

Prof. André Luis de Lima Martins

Não possui currículo Lattes

 

Profª Dra. Andreia Cristina Grisolio Machion

Doutora em Ciências na área de Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2007). A tese tem como título “Uso de ontologias e mapas conceituais na descoberta e análise de objetos de aprendizagem: um estudo de caso em eletrostática. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente, atuo como professora da Fundação Instituto de Ensino para Osasco, nos cursos Engenharia de Computação e Tecnologia em Redes de Computadores.

 

Prof. Me. Antônio Cesar Albuquerque Gerum

Analista de sistemas com mais de 24 anos na área de Informática e Advogado especializado em Crimes digitais e direito contencioso. Mestrando em Segurança da informação em Informática e Saúde pela UNIFESP, Pós Graduado em Ciências Criminais pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2009). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2002) e em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Professor de Segurança da informação e gestão de riscos na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Experiência em Segurança de informações, implantação de política de segurança e adequação de empresas para certificação ISO 27000. Experiência em implantação de Infraestrutura de TI (servidores e redes LAN/WAN), Experiência em Gerenciamento de Projetos de TI em empresas de médio e grande porte. Experiência na analise e gerenciamento do S.O.W e S.L.A de contratos da área de TI, e na implantação da política de segurança e controles das empresas aderentes à Legislação Brasileira.

 

Prof. Antônio Rodrigues Carvalho Neto

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados – Faculdades Associadas de São Paulo (2001). Atualmente é aluno do Senac Florianópolis e da Universidade Anhanguera.

 

Prof. Me. Antônio Fernando Degobbi

Experiência internacional em Logística, na área da cadeia de abastecimento, com ênfase para planejamento físico e operações de armazenagem e transporte. Bons conhecimentos em engenharia econômica, gestão de materiais e operações fabris (lean manufacturing).Professor da Graduação e da Pós-Graduação, do Centro Universitário FIEO, FACAMP e FATEC. Mestre em Administração de Empresas.

 

Prof. Me. Augusto de Toledo Cruz Junior

Engenheiro eletricista modalidade eletrotécnico graduado (1977) pela Escola de Engenharia Mauá. Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade de São Paulo (1999-2003) na pesquisa de ferramentas criativas para sistemas da qualidade. Atuou durante 17 anos em cargos gerenciais de grupo multinacional em empreendimentos de projeto, construção, montagem e instalações, engenharia industrial e de desenvolvimento. Desde 1985 participa de implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão da Responsabilidade Social, e também nos demais assuntos relacionados à engenharia de produção de bens e serviços, e desde 1996 como consultor independente. Desde 2004 é professor universitário de administração de empresas em disciplinas relacionadas às atividades de administração da produção de bens e serviços; desde 2008 é professor universitário de tecnologia em disciplinas de administração da produção e logística.

 

Prof. Me. Carlos Cesar Cavalcante Dias

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Possui graduação em Estatística pelo Centro Universitário Capital (1999) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia Hebraico Brasileira Renascença (1992). Atualmente é professor do Centro Universitário FIEO. Tem experiência na área de produção, com ênfase em Qualidade e Produtividade. 

 

Profª. Me. Carlota Chiem Kuramochi

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora das instituições Faculdade de Tecnologia (FATEC), Faculdades Renascentista (UNIESP) e Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Grupos de Álgebra Não-Comutaviva, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, inteligência artificial, a teoria da perspectiva, teoria da utilidade e aprendizagem.

 

Prof. Me. Ciro Cirne Trindade

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica de Santos e professor associado da FATEC-Carapicuíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações web, educação à distância, tv digital, aplicações para dispositivos móveis.

 

Prof. Dr. Dewar Taylor Carneiro Chávez

Possui graduação em ENGENHARIA de produção da pesca – UNIVERSIDAD NACIONAL DE SAN AGUSTIN (1996), realizou seu mestrado na área de Planejamento Logística e Transporte (2002) e no ano de 2009 conclui o curso de doutorado na área Logística, Transportes e Gestão Ambiental, ambos na Faculdade de ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA da ESCOLA POLITECNICA da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). A sua experiência laboral se iniciou no Peru junto ao Ministério da Produção -Secretaria Nacional de Pesca, (1996). No Chile na empresa Austral (1993- 1995). No Brasil foi chefe de PCP na empresa ECOLUMBER (2003), na cidade de Itarare; na empresa TERRANOVA -BRASIL como Supervisor de Logistica (2001) na cidade de São Bento do Sul; na empresa GVA – Maderit (2000), na cidade de Guarapuaba. Docente da Universidad Catolica Santa Maria de Arequipa no Peru (1996), Universidade Paulista – UNIP (2003), Universidade de Santo Amaro – UNISA (2005), Faculdades Drummond (2005-2007), Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (2007) e Zona Leste.

 

Prof. Me. Edison de Abreu Rodrigues

Mestre pelo Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, bolsista CAPES; Pós-Graduado (Lato Sensu) em Literatura pela PUC-SP (2007 – 2009); Pós-Graduado (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Católica Dom Bosco (2004 – 2005); Graduado em Letras – Português / Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis – FAFIPE / FUNEPE (2002). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Metodologia da Fatec de Itaquaquecetuba; de Comunicação e Expressão da Fatec de Barueri; de Língua Portuguesa da Fatec de Carapicuíba; de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa do Ensino Médio na Rede Pública e Privada. É também membro do GRUPO DE PESQUISA: Estudos de Poética: Interconexões Diacrônico-Sincrônicas na Poesia Brasileira e Portuguesa da PUC-SP.

 

Prof. Me. Evandro Luquini

Possui graduação em Ciencias da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie (2009).

 

Prof. Me. Fabio Codo

Mestrando em Tecnologia em Saúde pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pòs Graduado em MBA – Gestão de Serviços Tecnologia da Informação pela Universidade FMU Pòs Graduado em MBA – Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Nove de Julho. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Cidade de São Paulo (2008). Atualmente é Consultor de Negócios e Processos atuando no cargo de Product Owner – Eicon Controles Inteligentes Ltda Instrutor – Colégio Mundo na cidade de Biritiba Mirim Professor Universitário na Instituição – Universidade Guarulhos na área de Ciências da Computação. Professor de Teologia na Assembleia de Deus Ministério Madureira Profissional Certificado pelo Instituição Scrum-Aliance na condição de CSPO – Certified Scrum Product Owner Profissional com sólida experiência em Análise de Negócios e Processos, Programação e Desenvolvimento de Sistemas.Especialista em metodologia Scrum, Rup e ICONIX. Grande vivência em projetos de sistemas integrados com órgãos governamentais, dentre eles, Nota Fiscal Eltrônica,Nota fiscal Eletrônica de Serviços, Sped fiscal e Contábil,Sintegra,Cadastro Nacional Sincronizado. Vivência também em sistemas voltados a área educacional e financeira, Saúde e Recursos Humanos.

 

Prof. Me. Franklin Portela Correia

Experiência como Coordenador de Cursos Superiores em Sistemas de Informação, Tecnologia em Desenvolvimento para internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas desde 2000. Atualmente é Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Braz Cubas e Professor na Fatec. É formado em Tecnologia de Informática e Licenciatura em Informática, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Educação. É autor do Livro Linguagem VRML – virtual reality modeling language – a realidade virtual na web e também de quatro cursos interativos em CDROM: Dreamweaver, Flash, Photoshop e Corel Draw. Atua há mais de 25 anos na informática, nas áreas de Design, Programação, Multimídia, Animação, Computação Gráfica e Web. É também professor há 13 anos no Ensino Básico e Ensino Superior, lecionando disciplinas nas áreas: Design para Web, Programação para Web, Animação para Web, Multimídia e Computação Gráfica. Também é Diretor / consultor – Pagework Web Solutions.

 

Prof. Me. Gaspar Alfredo Salas Pacho

Bacharel em Matemática Pura pela Universidad Nacional de San Agustin. Arequipa – Peru (1987). Especialização e Mestrado em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. IME-USP. (1995). Área de concentração Análise Matemática. Atualmente é professor associado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, unidade FATEC Carapicuíba. Leciona também nos cursos de Licenciatura em Matemática da Faculdade de São Paulo – UNIESP.

 

Prof. Hélio Luiz Ronzani

Possui graduação em Mecânica: Processos de Soldagem pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(1988). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes.

 

Profª. Me. Inês Teixeira Barrancos

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), graduação em Lingua e Literatura Portuguesas pela Universidade de São Paulo (1976) e mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora de graduação do Centro Universitário FIEO e FATEC. Tem trabalhado em diferentes cursos como Letras, Turismo, Hotelaria, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Comércio Exterior, entre outros, seguindo a abordagem do ensino comunicativo bem como a abordagem instrumental.

 

Profª. Me. Isabel Cristina Contro Castaldo

Possui graduação em Letras – Bacharelado (2004 – Habilitação Português/Espanhol) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Letras – Licenciatura (2006 – Habilitação Português/Espanhol) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Ensino de Espanhol para Brasileiros (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduação Lato Sensu em Metodologia e Didática do Espanhol como Língua Estrangeira (2010) pela Universidade de Valencia e Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie na qual ministra aulas no curso de Letras e no curso de Publicidade e Propaganda, na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) na qual ministra aulas no curso de Secretariado e do Instituto Cervantes de São Paulo onde ministra aulas de ELE (espanhol como língua estrangeira). 

 

Prof. Me. Jadir Custodio Mendonça Junior

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Professor de Gerenciamento de Projetos e Programação Orientada a Objetos na Universidade Cidade de São Paulo e Engenharia de Software no Centro Paula Souza, Brasil. 

 

Prof. Dr. Jean Marcos Laine

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2000), com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da FATEC e do Centro Universitário Fieo (UNIFIEO), atuando também como coordenador de curso nesta última. Tem experiência em Computação Paralela de Alto Desempenho, atuando em arquiteturas paralelas centralizadas e distribuídas.

 

Prof. Esp. João Eduardo Aparecido Vieira

Pós-graduado em Engenharia de Software; Prof. da FATEC (Arquitetura e Organização de Computadores). Coordenador do Laboratório de Robótica e Análise de Vírus na FATEC (Malwares). CEO da empresa Makrosystems, empresa do segmento de segurança da informação (antifraude).

 

Prof. Me. José Luís Barboza Lobianco

Possui graduação em Bacharel de Matemática Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1996), graduação em Bacharel de Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II(1999), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2001), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001), curso-tecnico-profissionalizante em Geodésia e Cartografia pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas(1990), curso-tecnico-profissionalizante em Programação de Computadores pela IBPI Software e Serviços SA(1991), curso-tecnico-profissionalizante em Operador Industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(1993) e curso-tecnico-profissionalizante em Professor de Ensino Religioso pela Escola Mater Ecclesiae(1995). Atualmente é Professor III do Centro Universitário FIEO, Professor Associado I da Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba e Professor Associado I da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga.

 

Prof. Me. Juliano Cavalcante Bortolete

Possui graduação em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente, é professor da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba e professor da Faculdade de Tecnologia do Tatuapé. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: matemática; tecnologia; sociedade e educação. Atua como professor de disciplinas de educação a distância e conhece os sistemas Moodle e Blackboard.

 

Profª. Dra. Liem Hani de Alcântara

Possui graduação em Curso de Letras-Licenciatura plena:Port./Ing. pelo Centro Universitário FIEO (1985), graduação em Area III-Direito Privado e Processo Civil pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2007).

 

Profª. Esp. Ligia Razera Gallo

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesas e é Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é professora II do Centro Universitário FIEO e professora Associada I da Fatec Carapicuíba. Mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada/ USP (2012).

 

Prof. Dr. Luciano Octavio Condori Huanca

Doutor em Ciências, área de concentração Matemática, pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Professor universitário em disciplinas de Matemática e Estatística. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Funcional. Áreas de interesse: Funções Holomorfas em Espaços de Banach, Operadores e Álgebras de Funções Holomorfas, Operadores de Composição e Holomorfia em Dimensão Infinita, Educação Matemática, Criptografia, Computação e Astronomia.

Prof. Luiz Henrique Jacy Monteiro Filho

Não possui currículo Lattes

 

Prof. Dr. Luiz Sérgio de Souza

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor da FATEC e do Centro Universitário FIEO. Seus interesses de pesquisa incluem Engenharia de Software e Sistemas neurais e adaptativos.

 

Profª. Esp. Magali Amorim Mata

É Especialista em Marketing e Propaganda pela ESPM (1989). É bacharel como Secretário Executivo Bilingue: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Atualmente é professor Associado I e Coordenador de Curso na FATEC – Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza na Unidade de Carapicuíba no Curso Superior de Tecnologia em Secretariado. É Consultora e atua nos seguintes temas: Secretário como Agente Facilitador, Performance, Liderança, Comprometimento & Envolvimento, Postura Profissional, Comunicação Assertiva, Inteligência Emocional, Recursos Humanos, Administração de Pessoal, Avaliação de Desempenho e Plano de Carreira, Mentoring & Coaching, Ética Empresarial, Processos Gerenciais, Técnicas de Negociação, Organização de Eventos Corporativos e Técnicas de Assessoria Executiva.

 

Prof. Esp. Marco Antônio Barreto

Mestrando em Ciência da Computação (2012) e Pos-Graduado em Redes de Computadores ,possui graduação em matematica – fac. metropolitana unida (1995) e graduação em licenciatura plena em eletronica – fatec-sp (1993). Atualmente é professor Associado da FATEC_CARAPICUIBA e Professor mensalista do Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação. Também Certificado CISCO CCNA e CCAI.

 

Profª. Me. Maria Cristina Vendrameto

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em andamento na Pontificia Universidade Catatólica de São Paulo – PUC/SP. Foi coordenador pedagógico curso Logística e Transporte até 2012 e professor titular na FATEC CARAPICUÍBA Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Historia e Historiografia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes documentais, arquivologia, história da educação, educação profissional e memória. Pesquisa atualmente áreas de Políticas Públicas, Sociologia do Trabalho, Economia, Formação Tecnológica.

 

Profª Me. Maria Irene de Carvalho Feitoza

MBA em Controladoria pela USP -Universidade de São Paulo, Mestre em Contabilidade pela Universidade Mackenzie, Especialista em Didática de Ensino Superior pela Universidade Mackenzie, Especialista em Contabilidade e Auditoria pelo UNISANTANA- Centro Universitário Santana, Contadora pela FECAP- Fundação Armando Álvares Penteado e Administradora de Empresas pelo UNIFIEO- Centro Universitário Unifieo. Professora universitária há 17 anos, lecionado as disciplinas : Planejamento Tributário, Custos e Tarifas Logísticas, Contabilidade Tributária, Contabilidade Aplicada, Gestão Financeira, Gestão Tributária nas Operações Logísticas, Perícia Contábil, Administração Financeira e Orçamentária em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Experiência de 22 anos nas áreas contábil, tributária e de custos em empresas privadas.

 

Profª. Me. Maria Marta Marins de Oliveira

Possui graduação em educação artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1975) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário FIEO (2004) e atualmente leciona na Faculdade de Tecnologia como Coordenadora do Trabalho de Graduação do Curso de Logística e Professora na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

Prof. Me. Mario Marques

Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT/SP (2005), Bacharel em Letras Modernas-Alemão/Português pela Universidade de São Paulo (1999) e Tecnológo em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Atualmente é professor na FATEC Carapicuiba e especialista em Redes de Computadores na Caixa Economica Federal. Atuante nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e cursos tecnológicos de Informática, com foco principalmente nas disciplinas relacionadas a Redes de Computadores e Arquitetura de Computadores. Tem como tema de pesquisa acadêmica a área de Tecnologia Adaptativa e Processamento de Linguagem Natural. Instrutor de cursos online pela internet de Gerenciamento de Redes, Software de sniffing Wireshark e Software de monitoração Zabbix em associação com o site http://www.cloudcampus.com.br.

 

Prof. Me. Mauro Enrique de Souza Muñoz

Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e curso técnico em informática industrial pela Escola Técnica Prof. Everardo Passos (1990). Trabalhou como desenvolvedor no Centro de Referência em Informações Ambientais, foi sócio diretor da Ecobiquara Soluções em Informática LTDA e foi pesquisador da Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico Ltda. Tem experiência nas áreas de Engenharia e Ciência de Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Atualmente realiza um doutorado na área de inteligência computacional na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2014).

Prof. Me. Mauro Yuji Ohara

Graduado em Administração de Empresas, com ênfase em sistemas, pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (CRA-SP 65.293) em 1980 e MESTRE em CIÊNCIAS pela Escola Politécnica da USP (POLI – Departamento de Engenharia da Produção) em 2012. Atuante no mercado de informática desde 1977 na área técnica, gerencial e consultoria em empresas de porte e multinacionais. Desde 2004 atua na área docente em disciplinas correlatas na área de Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, destacando as disciplinas de Teoria de Sistemas de Informação, Orientação de TCC e Empreendedorismo. Atualmente é docente nos cursos de Sistemas de Informação, Superior em Tecnologia de Gestão Financeira e Engenharia da Computação na Unifieo, campus Vila Yara, Osasco (SP) e docente nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Jogos Digitais na Fatec Carapicuiba (SP).

 

Prof. Esp. Meire Reis Clemente

Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988). Especialista em RH pela FAAP. MBA Gestão Empresarial. Curso de Extensão em Didática do Ensino Superior e Gestão da Melhoria de Processos.

 

Prof. Me. Nicolas Kassalias

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2005). Apresentou a dissertação intitulada “Uma metodologia de análise e otimização de desempenho de aplicações paralelas MPI”. Possui também, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) aonde apresentou a dissertação intitulada “Estudo comparativo entre o Windows NT e o Linux com a utilização de Benchmarks”. Atualmente é professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação desde fevereiro de 2001. Tem lecionado disciplinas tais como: Sistemas Operacionais, Algoritmos e Estrutura de Dados, Lógica de Programação (com Java), Análise de Algoritmos, Prática de Programação (C/C++), Introdução a Compiladores, Sistemas com Processamento Paralelo e Distribuído, etc. 

 

Prof. Dr. Olimpio Murilo Capeli

Possui Graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (1982), Mestrado em Engenharia Elétrica – Laboratório de Sistemas Integráveis (1995) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2001), Laboratório de Comunicação e Sinais. Atualmente é Professor Pleno do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza na área de Jogos Digitais. Também é pesquisador convidado no Instituto de Física da USP na área de Processamento de Imagens, Laboratório de Magneto-Óptica. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Mecânica, com ênfase em Automação, Controle de Processos e Sinais Eletrônicos, Retroalimentação, Controle de Qualidade, Projetos Mecânicos e Processos Industriais de Produção. No momento atua principalmente como docente e pesquisador na área da Ciência e da Engenharia da Computação.

 

Profª. Esp. Patrícia Lima Rocha

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora de Acessibilidade na WEB e Tecnologia da Informação nas Organizações na Fatec Carapicuíba e trabalha com pericia digital forense. Foi Coordenadora do curso de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação na Fatec Carapicuíba e professora da disciplina de Lógica de Programação, Qualidade de Software e Gestão de Projetos, com grande experiência na área de desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas assim como gerenciamento de pessoas e manutenção de sistemas.

 

Profª. Dra. Renata Giovanoni Di Mauro

Doutora em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Advogada. Professora de Direito Processual Civil nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Coordenadora de Polo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial – EaD, na FATEC Tatuapé – Victor Civita (FATEC Tatuapé). Professora de Direito no Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre na Faculdade de Tecnologia do Tatuapé – Victor Civita (Fatec Tatuapé). Professora de Direito nos Cursos Superiores de Tecnologia em Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet e Secretariado na Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (Fatec Carapicuíba). Professora Convidada da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (ESA- OAB/SP).

 

Prof. Esp. Renato Fava Martelli

Possui Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIEO (1995), Licenciatura plena em gestão. Atualmente é professor da Escola Técnica de Carapicuíba e professor da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba instituição vinculada ao Centro Educacional e Escola Técnica Paula Souza (CEETEPS), MBA em Recursos Humanos, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

 

Prof. Dr. Ricardo Iannace

Graduado (1991) em Letras Vernáculas pela Universidade Mackenzie, mestre (1998) na área de Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, doutor (2004) na área de Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado (2012) em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC); professor colaborador (2011 a 2014) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, desde 2013, da área de Literatura Infantil e Juvenil do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros do Centro de Estudos Literários e Culturais da UFMG.

 

Prof. Me. Roberto Ramos de Morais

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1983), mestrado em Engenharia de Produção – área Logística pela Escola Politécnica da USP (2004) e cursando o programa de doutorado da Escola Politécnica da USP, Engenharia Naval, na linha de pesquisa de otimização de transportes. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza, campi Carapicuíba e Zona Leste. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de sistemas, logística, suprimentos, modelagem, estoques e sistemas de produção.

 

Prof. Me. Rodrigo de Freitas Faqueri

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Mitologia Clássica, Dialogismo e Hipertextualidade (2013), tendo como enfoque as literaturas brasileira e argentina. Possui também graduação em Licenciatura em Letras Habilitação Pot./Esp. pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Atualmente é professor de língua portuguesa no Colégio Madre Paula Montalt, professor universitário da Universidade Paulista(Unip) para os cursos de Letras (EAD) e Secretariado Executivo Bilíngue (SEB). Também é professor assistente da FATEC – Carapicuíba ministrando para os cursos de Secretariado Executivo Bilíngue (SEB), de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Jogos Digitais (JD) e professor assistente da FATEC – Barueri, ministrando para o curso de Comércio Exterior. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas literaturas assim como em Estudos Culturais.

 

Profª. Dra. Rosana Maria César Del Picchia de Araujo Nogueira

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Educação e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, Ciências Sociais e Marketing, com ênfase em Sociologia e Filosofia da Educação, Didática do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, Marketing educacional.

Profª. Dra. Rosangela Toledo Kulcsar

Possui doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professora de Métodos Quantitativos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (FATEC CPB). Atuando principalmente nos seguintes temas: fuzzy sets, universal deformations, area-preserving constraint, internal constraint e transversely isotropic solido.

 

Prof. Me. Rubens Vieira da Silva

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1976), graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), pós-graduação em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2008) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atualmente integra o quadro de docentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da União das Faculdades da Organização Paulistana Educacional e Cultural e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC – Carapicuíba/SP). Tem experiência na área industrial, ênfase em operações, atuando principalmente em gestão da produção, gestão da qualidade e em logística empresarial.

 

Profª. Esp. Sandra Bianca Henriques

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1996), Especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal do Pará (1997), Especialização em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Pará (1998) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (no curso de Engenharia Elétrica), professora da Faculdade Impacta Tecnologia (no curso de Redes de Computadores), e professora do UNIFIEO (no curso de Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas.

 

Profª. Me. Silvia Maria Farani Costa

Mestrado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora na Fatec Carapicuíba e professora titular no Centro Universitário Fieo. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de padrões, classificação de impressões digitais, biometria, engenharia de software, análise e desenvolvimento de sistemas, educação a distância e novas tecnologias aplicadas na educação.

 

Prof. Me. Silvio Jose Rosa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo (1991) e Mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor da FATEC Carapicuíba na área de Logística e Transporte, Gestor da Concessão do Sistema Integrado Metropolitano da RMBS, que incluí o futuro tronco estruturador em tecnologia VLT e da Concessão do Transporte Metropolitano sobre Pneus da Área 5 da RMSP e Assessor Técnico da Diretoria de Gestão Operacional da EMTU/SP. Lecionou também na Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas nas áreas de Eletrotécnica e Mecatrônica. Tem experiência na área de Transporte Metropolitanos sobre Trilhos, com ênfase em Operação do Transporte nos subsistemas de Centro de Controle Operacional, Tráfego, Estações e Segurança e também no Transporte Coletivo Metropolitano sobre Pneus.

 

Profª. Esp. Sonia Regina Barbosa

Possui especialização em Administração Econômico-Financeira pela Faculdade de Economia de Osasco-FEAO/FITO(1987). Graduada em Administração de Empresas pela UNIFIEO (1984). Licenciada em Gestão pelo Programa Especial de Formação de Professores-FAT/CEETEPS(2008). Exerceu as funções de Coordenadora do Curso de Administração da ETEC Osasco (2009) e atuou como docente nos cursos de Administração e Logística (2008-2011). Atualmente é docente da Fatec Carapicuiba (2010) e ministra aulas nos cursos de Sistemas para Internet, Secretariado e Logística.

 

Profª. Me. Solange Chagas do Nascimento Munhoz

É doutoranda e mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana), graduada e licenciada em Letras-Espanhol e graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora do ensino superior, ministrando disciplinas de Língua Espanhola. Tem experiência na produção de material didático para cursos de Espanhol e, como tema de pesquisa, estuda as relações entre ficção e história na literatura contemporânea, sendo que seus últimos trabalhos versam sobre a representação da violência de Estado em relatos das literaturas espanhola, argentina e brasileira. Principais temas de estudo: língua espanhola, literatura espanhola, exílio, espaço biográfico, novas tecnologias.

 

Prof. Me. Sullivan Silk Pouza

Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo-USP (1994), Licenciatura em Língua Inglesa pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-USP (1995) e Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo-USP (2002). Foi Professor Pleno da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (2000-2008), editor da REVERTE-Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas e Acadêmicas da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (2003-2008) e foi Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da mesma instituição de ensino superior (2006-2008). Atualmente é professor Pleno II da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba e foi Coordenador e implantou o Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (02/2010 a 02/2012 da FATEC de Carapicuíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino-aprendizagem de línguas (estrangeira e materna) e Literaturas em Língua Inglesa; e nas áreas de Inglês para Negócios e Tecnologia da Informação.

 

Prof. Me. Tarcísio de Souza Peres

Formado em Engenharia da Computação e Mestre pela UNICAMP. Possui formação em Gestão de Projetos pela FIA/USP e cursou Gestão Estratégica e Competitividade pela Fundação Dom Cabral. Com perfil multidisciplinar, tem experiência nas áreas de tecnologia, saúde, governança, novos negócios e inovação. É certificado pelo PMI, Cobit e autor de livro sobre Mercado Financeiro. Atua como empreendedor (startups de inovação em tecnologia), professor na FATEC e na FIA/USP.

 

Profª. Thais Lari Braga Cilli

Possui graduação em Design Digital pelo Centro Universitário FIEO (2005). Atualmente tem studio próprio – Studio Lari e é professora do Centro Universitário FIEO e da Fatec Carapicuiba. Tem experiência na área de Comunicação Visual e Design, tanto Gráfico como Digital.

 

Prof. Me. Tiago Filho Francisco da Costa

Possui graduação em ANALISE DE SISTEMAS pela Universidade Paulista (1996) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Atualmente é GERENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – EMPRESA GRUPO COPABO. É professor titular da cadeira de sistemas distribuidos na Fatec-São Paulo e de Sistemas Operacionais 1 e 2 na FATEC-Carapicuiba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, programação avançada, gerenciamento de projetos, sistemas operacionais, sistemas distribuidos e sistemas de gestão empresarial.

 

Prof. Thiago Xavier de Farias

Trabalhou no planejamento, análise e criação de projetos de interfaces gestuais, realidade aumentada e games na Metacore Studio. Cursando a pós-graduação em Engenharia de Software. Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2009).Técnico em Mecatrônica pelo Senai(2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Robótica, Game Design e Desenvolvimento de Jogos.

 

Prof. Me. Tokio Hossokawa

Graduado em Matemática com ênfase em Informática pela UNIP e USP ; possui Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz – FOC. Tem Especialização (Lato Sensu) em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Claretiano – CEUCLAR, tem Especialização em Engenharia Hidráulica e Hidrologia Aplicada na área de Modelagem Hidrológica pelo Department of Bioenvironmental Engineering – Gifu University – Japão . Possui Mestrado em Engenharia na área de Modelagem Hidrológica pela UNICAMP com período sanduíche na Gifu University (Japão). Atua nas áreas relacionadas aos seguintes temas : (i) Modelagem Matemática como estratégia de ensino – aprendizagem de Ciências Exatas nos cursos superiores (ii) Métodos Quantitativos em Hidrologia e Climatologia . Tem experiência como docente na área de ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferencias , Cálculo Numérico e Estatística Aplicada em universidades públicas e privadas . Atualmente é professor assistente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( FATEC ).

 

Prof. Esp. Valquíria Pereira Alcântara

Graduada e Licenciada em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo. Possui Especialização em Língua Inglesa e Aperfeiçoamento em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma Universidade. Tem grande experiência no ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira e é examinadora de vários exames orais da Universidade de Cambridge.

 

Prof. Me. Vanderlei de Souza

Possui graduação em Letras Português/Inglês – Faculdades Metropolitanas Unidas (1988) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1998), aperfeiçoamento em Ensino de Língua Inglesa pela UCSD – Universidade da California em San Diego . Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba – Fatec, advisory member of the Community Literacy Journal, foi Editor da Revista de Estudos e Reflexões tecnológicas – Reverte (Indaiatuba) e professor da FAAC e Europan/ Estácio, em Cotia e Faculdades Montessori/Estácio de Ibiúna. Tem experiência na área de Letras Inglês e Português, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica.

 

Prof. Esp. Vanderlei Tallach

Não possui currículo Lattes

 

Profª. Me. Vanessa Cristina Lourenço

Possui graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação pela Universidade de Cuiabá (2008) e mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Anhanguera, horista na Universidade Uninove e Fatec (Faculdade de Tecnologia Centro Paula Souza). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, sistema gerenciador de banco de dados, engenharia de software, metodologia, UML e data mining.

 

Prof. Dr. Wagner dos Santos Araújo

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professor Titular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo e do ITB – Instituto Tecnológico de Barueri. Ministra aula no curso de Letras na Unianhanguera campus Campo Limpo a disciplina de Morfologia.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, estratégias, política educacional, linguística, língua, ensino, marcos, cognição social, eu e mim, formação, pesquisa e produção científica e ensino, métodos e estratégias. Doutorando bolsista CAPES. Atua com pesquisas relacionadas à produção de roteiro para jogos digitais a partir de obras literárias, a fim de compreender aspectos que envolvem a identidade, advergame, aspectos sociais vinculados à narrativa, sua importância no universo dos jogos digitais, bem como avatares, estereótipos e composição de personagens.


Prof. Me. Walter Matheos Junior

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI (1986) e mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Analista de Sistemas Sênior da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor adjunto do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e professor no Centro Universitário Senac SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com enfase em Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Móveis, Arquitetura de Computadores, Software Básico, Sistemas Embarcados e Computação Tecno científica de Alto Desempenho.

 

Prof. Me. Waltson Gomes Neto de Limad

Professor Mestre do Centro Paula Souza (CEETEPS), atuando nas unidades de São Paulo e Carapicuíba; Professor do MBA – Estratégia Empresarial pela UNIP e do MBA em Sustentabilidade pela FIA – USP. Possui experiência na área de Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção e Logística (Métodos Quantitativos de Gestão, Pesquisa Operacional e Dinâmica de Negócios), Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente; ademais, está qualificado como Auditor Lead Assessor ISOTS 16949 e ISO 9001:2008, pelo Interaction-Plexus Institute. Atua também na área de Logística (Cadeia de Suprimentos) e Gestão Ambiental como Pesquisador da Universidade de São Paulo [FIA-USP/PROGESA] e FATEC. Além disso, participa de programas de Avaliação Econômica em Projetos de Transportes, Simulação em Logística e Projetos Six Sigma aplicados nos Processos Produtivos e Fabricação de componentes. Por fim, é especialista em Gestão de Negócios, com ênfase no Planejamento Estratégico e Técnicas de Administração Avançada. No momento, desenvolve trabalhos na área de Energia Eólica aplicados à performance e melhoria de produtos e seus componentes.

 

Prof. Me. Wylds Carlos Giusti

Possui graduação em Engenharia pelo Instituto Maua de Tecnologia (1980), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor titular no Centro Universitário FIEO, Professor Doutor nas Faculdades de Campinas (FACAMP) e professor convidado da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Desenvolvimento de Produtos e Gestão de Manufatura. Atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, gestão, desempenho, inovação e projetos mecânicos.